Fotos do consultório que contam uma história profissional

Marcio S Galli

Vamos falar sobre as fotos do consultório - como elas podem ajudar na página profissional que é a página de aterrissagem relativa a campanha de marketing do profissional. Este assunto merece uma reflexão.

Tudo começa com desmistificar se o assunto é sobre fotos bonitas. Não é e não deve ser. Não precisamos de bonito por bonito e a ideia de uma foto profissional é simplemente uma frase que não nos ajuda com nada. Neste artigo, vamos refletir sobre fotos que passarão uma ideia de profissional mas principalmente porque dizem algo sobre cada espaço.

O que queremos? Talvez podemos nos organizar pensando que cada foto tem uma narrativa, simples e funcional. Pense que você estivesse contando sobre a foto pelo telefone. De um lado você, observando o ambiente, contando para o outro lado. Quem está do outro lado tem que imaginar, como se fosse desenhar. Você quer contar da sala, para essa pessoa, seu futuro paciente. Mas imagina que você precisa contar em detalhes o que está vendo:

"Bom, a sala é comprida, 6 metros de profundidade. Com 4 metros de largura. Do lado esquerdo um sofá, na parede do fundo o bebedor de água, uma mesa de canto próxima do sofá, o ar condicionado acima. Na parede do lado direito uma janela e duas poltronas."

Quem está do outro lado tem ideia de espaço, que tem sofá, ar. Tem cara de consultório, de certa forma. Essa descrição tem também traz uma ideia de profundidade. Diz algo sobre a acomodação. Isso porque esses elementos fazem sentido quando estão juntos. Então esse é um ponto de partida nosso. Abaixo temos uma foto que conta uma narrativa boa. Fiz algo sobre o espaço e não cria distrações.

Vamos agora refletir sobre o que chamo de foto fragmentada, que tem uma narrativa que apresenta um sujeito/objeto de forma a contar uma história que é, de certa forte, forte demais sobre algo em especial. Abaixo, o foco está em um sujeito, no sofá. Ela fica forte, como se a intenção fosse falar do sofá:

Nesta outra abaixo, ela continua direta demais. Ainda, está angulada. Existe um ângulo, mesmo que leve, que pode dar uma impressão que foi tirada na pressa. Existem sim casos onde tirar a foto com alguma rotação é parte da ideia. Mas no geral, quando a ideia é mostrar ambientes e contar a história - sobre a sala, o espaço - podemos deixar no modo mais "quadrado" ou alinhado. Vale lembrar que quando você não tem a chance de tirar outra foto, poderá ajustar rotacionar mais tarde por meio de ferramentas.

Então podemos e devemos refletir que cada foto só existe para contar uma história. Você pode falar sobre a frente do consultório, sobre como é fácil estacionar, sobre o espaço que existe para estacionar, sobre a rampa de acessibilidade. Observe também sobre o alinhamento da foto. Sim, ela está em perspectiva, ou seja, a casa está angulada e assim traz uma ideia de profundidade que diz mais sobre o espaço. Mas não significa que está desalinhada se você pensar na cabeça (olhos) do observador. Em outras palavras, o rosto do observador está alinhado, de pé, postura ereta, olhando para frente:

O exemplo abaixo também é uma foto que traz a ideia de profundidade sobre esse banheiro que por sinal, logicamente, traz recursos de acessibilidade:

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