Como gostaria que existisse a solução perfeita — como o gênio da lâmpada que nos traz três desejos. Porque rapidamente saberíamos que a solução perfeita não resolve tudo. Sabemos disso, não é mesmo? Que para receber, existe um nível de preparo. Em relação as atividades de marketing digital não é diferente. Não é tão simples como "me mande mais clientes". Para muitos, o momento em que uma enxurrada de clientes chega é quando as coisas começam a desmoronar. Nem sempre de forma muito clara. Mas pode ser tão confuso que até ficamos criativos - procurando respostas várias - até considerando que existem certas forças conspirando contra.
O ponto que enfatizo, nosso tema, é que não é tão simples assim, tipo "me mande mais clientes". E tudo bem, sabemos daquele lado positivo que quer continuar dizendo que “esse é um bom problema para se ter” ou que pensa que com mais clientes é possível ir arrumando a casa. É verdade, em certo grau.
Mas por outro lado é também verdade real que em muitas situações estamos diante de - de fato - acessar certos cômodos desconhecidos. Em outras palavras, arrumar essa "casa" pode custar caro. Porque é a casa interna e envolve mudança de comportamento. E nada disso vem com um alerta tão claro quando vivenciamos essas "oportunidades" em tempo real. Na vida real, o resultado muitas vezes vem assim: ficamos travados. Em outras palavras, existe um "estou pronto" que está ligado com essa "infraestrutura interna", o estado psicológico. Se a ação de abraçar esses desafios - como convidar um novo visitante ou receber um novo prospecto ou cliente - traz enfrentamento, precisamos conversar sobre isso, para primeiro compreender o quadro geral e então para que possamos avançar rumo à mudança.
Mais mais importante, neste momento, estamos conversando/refletindo sobre isso porque a última coisa que queremos é entrar em um estado de impotência diante de um quadro desconhecido. Por essa razão, vamos falar sobre como a situação desafiadora vem, um primeiro momento que nos ajuda com clareza sobre esse estado de preparo e o desconforto ou confusão que sentimos. Na sequência, seguimos falando sobre o assunto, trazendo uma reflexão intencionada a nos dar apoio para esse processo construtivo.
Então, o caminho mais comum, eu diria, é aquele em que estamos abertos a consertar a casa enquanto recebemos visitantes, enquanto corremos para fora, interagimos com o mundo exterior e convidamos as pessoas a entrar — nossos clientes chegando. Você pode chamar isso de marketing, se o objetivo for visitas ao seu site ou qualquer outra forma de representação profissional, onde, no fim, conseguir clientes afeta toda a casa e depende de uma boa razão para recebê-los.
Vamos começar olhando para alguns problemas ou situações em que a pessoa pode se sentir ameaçada ou entrar em um tipo de defensividade. Mas a defensividade de que falamos aqui não pode ser classificada como pura defensividade; é mais como um movimento em direção a não fazer nada. Alguns desses “baldes” são:
Agenda — calendário, postura profissional, o que fazemos, como fazemos, ser rigoroso com o horário das sessões, ser pontual, evitar conversas fora de contexto.
Cobrança — ser profissional na cobrança, tarifas, formalidade/informalidade, como comunicar o valor da hora, aspectos legais, contabilidade (como envio de notas), organização dos dias de cobrança, organização de impostos, por exemplo.
Esses são alguns exemplos. Todas essas áreas certamente colocam o profissional em um estado de dificuldade. A questão é que essa dificuldade é também sobre, digamos assim, esbarrar em novos comportamentos, enfrentar desafios que sim, são desafios ligados ao empreendedorismo, mas essencialmente são desafios que envolvem organização, gestão e aprendizado.
O que temos aqui, de forma concreta, é uma complicação: a complicação do crescimento. É o crescimento do ser, ao forçar os limites, avançando mais ou menos. E muito sobre isso precisamos fazer sozinho, infelizmente ou felizmente. Sim, você vai pedir ajuda em várias áreas. Algumas delas são muito estratégicas. Mas estamos sim celebrando, honrando, respeitando, que tem uma componente interna, uma batalha interna. Em outras palavras, o comando inicial é "preciso pegar leve" ou "mais paciência".
Na contabilidade, por exemplo, você pode tentar fazer sozinho, ou pode precisar de um contador, ou pode precisar se perdoar e fazer uma contabilidade parcial, na medida do seu entendimento. Tudo depende. Para alguns fazer sozinho é muito complexo. Para outros contratar um contador pode ser muito complexo. Isso porque também está tudo ligado, nã é mesmo? Contador implica em contabilidade e contabilidade implica em enfrentar várias questões que até agora não eram pautas.
No fim das contas, é o desenvolvimento do bem-estar à medida que ele interage com o externo. Então, a primeira coisa real aqui é manutenção. A primeira coisa em que prestar atenção é nutrir, ter paciência, dar um passo de cada vez, avançar como for possível, sem tentar ser perfeito, mas buscando mais e buscando organização.
E, para cada “balde” e área que você está observando, avançar na organização e aumentar a interação vai exigir mais paciência. Exatamente porque alguns desses traços, nessa área, são como entrar em uma floresta na qual você nunca esteve antes. E aqui estamos falando de diferentes florestas, ou de uma grande floresta que, de certo modo, é desconhecida para você, mas com luzes piscando, sons e coisas que você ainda não sabe se são perigosas ou não.
Então, quanto mais você entra e começa a se aproximar de outra área com paciência — mas também documentando, estando consciente do quadro geral, do desenvolvimento que está fazendo —, mais você se sente confortável, mais isso sustenta todo o movimento de buscar mais, de assumir mais responsabilidade, de se tornar mais adulto no mundo.
Quando você percebe que está organizando cômodos específicos dessa casa, aceitando novos clientes para as áreas em que é bom ou nas quais se sente confortável, nas quais acha seguro, então você busca mais. E, nesse momento, você adiciona outro nível de operacionalização a todo o quadro geral.
© 2019–2025 Weplex Comunicação. Atendemos presencialmente em Ribeirão Preto, na Maurílio Biagi 800, Sala 1104 (SP) ou remotamente, profissionais liberais de todo Brasil e do mundo. Meplex Comunicações, Weplex Comunicações, Weplex Communications e xBio são marcas registradas de Weplex Comunicações. Todo o conteúdo deste site está protegido por direitos autorais © 2019–2025 Weplex Comunicações. Todos os direitos reservados.