Neste artigo, vamos explicar o que é uma página de aterrissagem ou landing page. Por que a metáfora “página de aterrissagem”? Sim, é uma página, uma experiência comunicativa. Mas, se há a aterrissagem, precisamos falar sobre o que vem antes, digamos, esse "voo anterior". Vamos explicar tudo certinho, focando no caso de uso de psicólogos.
Para contextualizar o assunto, estamos falando sobre marketing. Imagine uma profissional, psicóloga, que quer expor seu perfil profissional com o objetivo de atender mais pacientes — no particular. Então, podemos pensar que a página de aterrissagem só poderá ser visitada por um usuário — que aterrissou — porque este veio de algum lugar anterior. Em outras palavras, para a aterrissagem precisamos de considerar a condução anterior. Neste artigo, consideramos esse processo de condução anterior como uma campanha (de marketing) na plataforma Google. Em outras palavras, uma campanha de propaganda, como a ilustração abaixo:
Observe que o primeiro resultado é diferente. É o que chamamos de “patrocinado”. É uma propaganda e está dentro do contexto da campanha de marketing, no caso da profissional Lari. Quem está vendo essa propaganda? Um usuário, especificamente aquele que fez a busca por “psicóloga online”. Assumimos aqui que esse usuário fez tal busca porque acredita que precisa de psicoterapia. Se também assumirmos que esse usuário se interessou, ele acessará o link e receberá a página profissional da Lari. Dentro desse contexto, temos, então, que essa é a página de aterrissagem que aparece no navegador do dispositivo do usuário, trazendo uma experiência comunicativa, como a ilustração abaixo:
Vamos, então, conhecer algumas razões pelas quais uma página de aterrissagem bem feita — profissional e que respeita o usuário e a ética da profissão — faz toda a diferença, começando com os problemas do contato direto e caminhando para o que chamamos de uma experiência acolhedora no digital. No final do artigo, você também poderá assistir a uma demonstração em vídeo, onde explico uma visão geral de forma visual.
Os psicólogos que atuam na área clínica precisam atender pacientes para que possam conduzir suas carreiras. Muitos, no entanto, investem energia na comunicação direta por meio das redes sociais. Assim convidam seus prospectos clientes para um eventual contato direto, por exemplo via Whatsapp.
Isso em tese não tem problema, pois eles querem o contato, o mais rápido possível. Porém, essa atividade que pede o contato direto - por meio de interações como o Whatsapp ou até telefone - pode não trazer os resultados esperados. Por exemplo, o usuário pode não estar preparado para o momento do contato. Isso ocorre porque o usuário pode estar em outro estágio, como pesquisando ou sondando. Eles podem estar querendo confirmar, ler mais, saber mais sobre esse profissional.
Entender os estágios antes do contato é muito importante. Considerando que o usuário está um caminho de uma busca ativa (diante da eventual necessidade de contratar), ele está então em um caminho - quer estar mais certo sobre o profssional. Com isso, o caminho deve reconhecer que é um caminho que quer ajudar este usuário a estar mais confiante, mais assertivo.
A página profissional, do psicoterapeuta (por exemplo do psicólogo) pode funcionar bem neste sentido e assim evitar o contato direto dado que existe para dar suporte a essa necessidade. Neste sentido, a página deve contemplar elementos como: Informações básicas sobre o profissional; O profissional oferece em relação a necessidade do usuário; Sua relação com a área, sua abordagem, suas especializações. Tudo isso deve ser feito de forma muito legítima, real. Tudo precisa estar documentado de forma a respeitar o usuário, em primeiro lugar. Ainda, deve-se ter atenção para que o conteúdo não apresente o profissional com excesso de autoridade, com pomposidade, com arrogância. Desta forma, a intenção dessa página é que o usuário torne-se empoderado, seja para entender que o profissional não é o profissional para sua necessidade; ou para entender que o profissional é. Com isso, o contato torna-se mais assertivo.
Com uma página online do tipo página de destino, ou landing page, o professional estabelece sua comunicação de forma mais passiva. Mas uma que torna-se ativa. Assim, ao olharmos pela visão do usuário, prospecto cliente, reconhecemos que isso é acolhedor. Por um lado, o usuário ainda não está pronto para o contato direto. Por outro, torna-se mais preparado para avançar na decisão de contactar e contratar o profissional.
Uma vez que a página apresenta um segmento específico de atuação da profissional e que responde ao que exatamente o usuário quer ver, a estratégia é partir para as campanhas que deverão trazer um público (que tem uma dor, uma necessidade latente) para a página e consequentemente levando prospectos pacientes para o contato assertivo.
Considere o exemplo da página profissional, landing page da psicóloga Lari de Bauru:
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