Neste artigo você poderá entender e refletir sobre a utilização de um elemento interativo com o objetivo de proporcionar uma experiência acolhedora quando um usuário visita a sua página profissional pela primeira vez. Vamos falar sobre o "áudio de perfil" que pode ser associado a foto de perfil profissional para criar uma primeira impressão marcante, simples, que respeita o usuário.
Vamos considerar algumas questões relevantes para você definir o roteiro do eu "aúdio de perfil" com o objetivo de criar uma experiência relevante para sua audiência - mostrar respeito e assertividade. Não é exatamente uma experiência acolhedora, como aquela da sessão. Mas sim podemos nos inspirar no que acontece na sessão para, aqui, fazermos melhor. Nosso objetivo é que sua página possa ser eficaz para seu usuário.
Imagine a sua página profissional, você profissional liberal. Você conhece o que é a foto de perfil, aquela que normalmente é mostrada em um círculo. Nós sabemos bem sobre isso também - sobre a importância de uma primeira impressão de impacto assertivo, sabemos que quando um usuário procura um profissional, ele quer sim, logo de cara, ver o profissional:
Podemos concluir que essa experiência digital moderna está intencionada a ajudar o usuário a perceber o profissional, se aproximar do profissional real. Da mesma forma que a imagem faz isso, o "áudio de perfil" também pode aproximar. No caso abaixo, considere o botão de "play" que está situado próximo:
Então é isso, consideramos aqui um cenário onde o usuário visitante possa ouvir a sua voz. Esse é um recurso simples mas que pode fazer uma diferença, principalmente para o usuário. Ou por respeito ao usuáro.
O uso de áudio no perfil pode ser utilizado para trazer mais assertividade no momento da visita. É uma forma de se conectar com seu público-alvo, de criar uma primeira impressão mais assertiva. É importante observar que o usuário não exatamente espera que seja um áudio gravado em estúdio, muito profissional no sentido de produção. Nossa ideia, aqui, é sobre transmitir profissionalismo e respeito, é sobre aproximação (para aquele acolhimento no futuro). Nosso plano envolve naturalidade, objetividade. E por isso pensamos que deve ser breve. Isso conta para o usuário, porque ela(e) entenderá que é parte do seu trabalho de comunicação.
Aproveite para visitar alguns áudios de perfil de profissionais, como o caso da psicóloga Vanessa Oliveira, psicóloga Renata Babosa ou do psicanalista Roosevelt Bormann Filho. Em todos esses casos, a ideia é transmitir uma primeira impressão humanizada.
Uma vantagem é que não existe a necessidade do processo de criação de um vídeo - o que pode ser interessante para profissionais que não se sentem prontos para gravar um vídeo ou que poderiam levar tempo. A gravação do Áudio de Perfil pode ser criada de forma simples - uma gravação de voz pelo WhatsApp mesmo - depois associada ao perfil. Uma vez que o áudio é conectado junto com foto-perfil, seu usuário visitante poderá pressionar (ou clicar) no botão play e ouvir sua voz.
É importante lembrar que o seu roteiro deve ser curto, por exemplo 15 a 30 segundos. Ainda, a organização do conteúdo deve estar em primeiro lugar e será crucial para você obter uma experiência positiva do usuário, onde a interação de ouvir, leva a entender, que leva a querer saber mais, como ler ou entrar em contato. Seguem algumas dicas:
Seja você mesmo - Em primeiro lugar, não se preocupe com uma superprodução tanto na questão de recursos multimídia na gravação quanto na questão de conteúdo. Certos tipos de conteúdo podem intimidar o visitante ou até ficar exagerado. Evite um conteúdo que parece ser pomposo, ou muito complexo ou com tom que não é quem você é. Fale de forma autêntica, como se estivesse conversando com a pessoa;
Seja breve - O áudio de perfil deve ser curto, como por exemplo 30 segundos. Ele deve ser voltado a criar um acolhimento ou convidar o visitante para saber mais. O conteúdo está na página, assim basta receber o usuário;
Identifique-se e identifique seu público e a dor - Agradeça o usuário, que lhe deu o tempo precioso dele. Diga quem você é o que faz. Identifique seu público e diga algo que o público entenderá que veio no lugar certo - assumindo que você tem uma audiência bem especificada na sua página;
Coloque um chamado no final - Finalize seu áudio com uma chamada para ação, como "me envie uma mensagem" ou "visite meu site para saber mais" ou "entre em contato." Isso é impotante nas situações onde usuários realmente querem algo, quando querem comprar, quando querem entrar em contato. Pode parecer até um "papo de vendedor" mas a verdade é que na condição que o usuário quer decidir, a falta desse chamado assertivo pode passar impressão de não ser assertivo. Posicione-se como profissional.
Veja que, em resumo, o Audio no Perfil é algo simples. Mas é poderoso também por criar uma conexão, por mostrar você, por acolher seu usuário. Se você é um profissional que deseja melhorar a experiência com mais assertividade na interação entre o seu usuário, seu público, e sua página profissional, considere a criação de elementos simples de comunicação que adicionam valor dado o seu objetivo.
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