Campanha Além das 5 estrelas

Sumário

Essa campanha é sobre "pedir avaliações online". Conheça a campanha que fizemos para a Dé&Dry Store, de Ribeirão Preto, SP. Pedir avaliações é um assunto que merece uma reflexão menos acelerada. Nessa campanha, celebramos o que chamamos de "ritual do feedback". Isso mesmo, não é só sobre pedir "5 estrelas". O que queremos é um trabalho e uma comunicação "nota 10". Neste sentido, buscar avaliações é um assunto sobre melhorar seu trabalho, seu serviço, sua marca. E fazer isso, junto com seus colaboradores.

Então vamos por partes, começando pelo básico e reconhecendo que avaliações importam.

Avaliações importam

Era aquele antigo "boca a boca", sabemos. Mas agora, também sabemos, muita coisa está no digital. Nosso cliente, a Dé&Dry Store, também sabe disso. Uma coisa, sobre o Google Maps, é mostrar a localização da loja. Mas mais do que isso, elas sabem também que a presença no Google Maps traz uma percepção sobre as avaliações dos usuários. É por isso que a Dé&Dry Store já começou uma campanha sobre o assunto - e já tem suas primeiras avaliações.

Se por um lado ter avaliações é bom, por outro devemos nos perguntar "de onde vêm as avaliações?" As avaliações feitas na plataforma Google - Google Maps ou Google Meu Negócio - são deixadas por usuários registrados na plataforma. Em outras palavras, só usuário que já utiliza do Google Maps, deixar uma avaliação:

Com isso dito, podemos e devemos nos perguntar se podemos ou devemos pedir para as pessoas.

Nossa estratégia - sobre pedir e valores

Existem muitas razões sobre crescer o número de avaliações. É uma ideia que faz sentido, de certa forma. Podemos pensar que só aqueles que fazem um bom serviço terão coragem para pedir. Mas sobre esse assunto, é preciso ter consciência assim como conscientizar - no sentido de educar - nossos clientes, uma vez que muitos nem mesmo sabem que estão deixando uma avaliação pública.

Idealizamos um "display" para ficar na loja. Neste caso fizemos assim por algumas razões. Porque é mais suave, indireto. Mas também para carregar - de cara - aquele lembrete de que trata-se de uma avaliação pública.

E é lógico, que lá na hora, elas sabem o momento correto de pedir, ou melhor sobre quando pedir. Sim, porque só quem está lá sabe reconhecer a hora certa ou momento do cliente fã. Isso varia muito de negócio para negócio e pode ser feito de muitas formas. Mas é isso, o "display" foi um primeiro passo que diz, acima de tudo, que o assunto é importante.

O assunto é importante

Da mesma forma deixamos mais abertura para essa ideia. Por quê não no "bio site" oficial da loja? Seguimos assim, sim, mas você observará uma lógica consciente também. Veja que a mensagem é também sobre feedback. É isso mesmo, porque o que o time quer - no final do dia - é só continuar servindo bem, com qualidade. Isso vai de encontro com o a frase "slogan" que as proprietárias definiram, "escolha sentir-se bem!".

Desta forma, os usuários são conduzidos para um espaço que não só está interessado naquele feedback positivo. Isso, de certa forma, é sobre criar um relacionamento com os clientes. O que a loja quer, no final, é que possam escolher sentirem-se bem.

Desta forma, todos os QR code, assim como chamadas no site, conduzem o usuário para aquele espaço, de opções:

O que vem pela frente?

Um caminho, agora com base em valores. É isso que fizemos, juntos, com a Dé&Dry Store de Ribeião Preto. Abaixo, provavelmente uma próxima ideia: cada roupa que traz uma frase para um dia melhor. E no verso, aquele compromisso e oportunidade.

Referências

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